11 março 2013

Escolhendo armação de óculos

Me and my glasses. So beautiful. But not.

Passei por um dilema dia desses. Uso lentes de contato e me acho horrível de óculos. Até aí tudo bem. Mas de uns tempos para cá minhas lentes tem me incomodado porque TODO lugar que eu vou tem ar condicionado (Quem passa pelo mesmo problema levanta a mão o/) e isso acaba com qualquer um, ou melhor, acaba com o colírio de qualquer um. Pronto, meu mundo caiu! 
Tenho um óculos que uso em casa, mas como me prefiro (isso existe?) sem óculos, usá-lo começou a deixar minha auto estima lá no chinelo. 

Decidida a comprar uma armação que tirasse minha cara de nerd e tímida, passei a procurar sites que ensinassem a como escolher a armação de óculos. Todos eles dão as seguintes dicas:

1) Saiba qual o seu tipo de rosto e o quê combina com ele.
Redondo, quadrado, triangular, oval, qual o seu tipo de rosto? Além do formato, vale lembrar que o tamanho, grande ou pequeno, também influencia.
Os rostos pequenos e finos, por exemplo, geralmente tem traços mais delicados, por isso evite óculos com armação muito robusta para não "pesar" e "fechar" muito o rosto.
Saber que formato de rosto combina com que formato de armação ajuda a dar um visual harmônico.
O infográfico abaixo, no site do IG, você pode arrastar os óculos e ver a recomendação de cada tipo de armação.

Infográfico do site da IG

 
2) Tenha em mente algumas coisas
a) Óculos se escolhem com calma
Não seja impaciente como eu que entra na loja e cansa de provar as coisas já no terceiro item. Como as armações mais legais custam de R$200,00 para cima, não se pode errar. Prove TUDO (!) se for necessário e sempre peça opinião de quem estiver com você. Pesquise antes o que combina contigo, e vá dando uma olhada nos modelos que tem na internet e veja o que estão usando.
 
b) Os óculos não devem esconder as sobrancelhas
Foi uma coisa que descobri há pouco tempo. As sobrancelhas são responsáveis pelas expressões do rosto, se elas ficarem escondidas não vai ficar legal.
 
c) Atenção à sua personalidade
O meu é tipo esse *-*
Não compre um óculos super stile se você é reservada e tímida. Não vai colar. Nem compre um super sério se você é super extrovertido, não vai combinar (uso muito a palavra super, ignore). É preciso estar atento ao seu estilo de vida (onde você costuma ir, onde trabalha e estuda), de vestimentas e personalidade para escolher um óculos, pois ele vai traduzir aquilo que você é.
Os óculos que escolhi são duas vezes maiores que o que eu tinha antes. Eu não sou a pessoa mais extrovertida do mundo, por isso a cor é cinza e o contorno é mais fino.
 
Conselho da minha mãe: Evite modinhas se você não vai comprar uma outra armação tão cedo.
 
3) A cor do cabelo
Cor do cabelo também influencia. Para não errar, escolha uma cor que se aproxime à cor do seu cabelo. Isso serve para o loiro, preto e vermelho, os cabelos castanhos combinam com todas as cores.

 
4) Atenção ao seu problema de vista.
De acordo com o UOL Mulher, na hora de escolher uma armação, identifique qual o melhor óculos para seu problema de vista. "(...) De uma forma geral, miopia (dificuldade de enxergar de longe) pede armação com contornos arredondados. Em caso de hipermetropia (dificuldade de enxergar de longe e de perto) deve-se prestar atenção no apoio nasal. Para quem tem astigmatismo (dificuldade para enxergar com foco) é bom usar lentes antirreflexivas. Para presbiopia (dificuldades para enxergar de perto) é indicado óculos pequenos para leitura. Quem tem presbiopia e miopia conjuntas (dificuldade de enxergar de perto, de longe e de meia distância) é preciso tomar cuidado com as medidas das lentes."

 
INSPIRE-SE





 
 
 
 

 

 








4 comentários:

  1. Sabado fiz exame de vista e já fiz o pedido do meu oculos. Espero que tenha escolhido certo rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. shauhsuahs se provou o óculos e ele ficou bacana em você, tá ótimo! :)

      Excluir
  2. *.* Nossa, nossa... cada coisa linda!! hauhauhau eu tenho muita alergia e dificuldade na leitura... quando comprar um óculos quadrado bem retrô *.* beijooos
    giocamoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) Eba! Que bom que gostou, os óculos são bonitos mesmo.
      Vixi, tem de ir ao oftalmologista.
      Tá bem na moda o retrô.

      Excluir

Faça a gente ficar feliz, deixe seu recado (:

Obs: Se tiver problemas para postar recados, clique em "visualizar" depois de escrever sua mensagem, e então clique em "postar".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.