18 agosto 2012

"O velho truque.." - Agente 86

Fala sério, quem é que nunca pensou em virar um espião?
Saltar de prédios, usar disfarces, conhecer o mundo, viver na adrenalina. Seria ótimo.
Eu lembro de ficar acordada até metade da madruga só para assistir séries de espionagem, eu amava.
Uma das séries dos anos 60 que eu mais gosto é Agente 86. Eu nasci uns bons anos depois, claro ^^

                                                                      Agente 86
A série criada por Mel Brooks Buck Henry estreou no ano de 1965 e tinha Don Adams como o protagonista Maxwell Smart, um espião muito mais que atrapalhado, mas que ainda sim, dava conta do serviço muito bem. Sempre ajudado pela inseparável parceira, Agente 99 (Barbara Feldon) e seu Chefe (Ed Platt), o Agente 86 completava suas missões no melhor estilo Inspetor Closeau (da Pantera Cor de Rosa).
Lutava em nome da agência CONTROLE contra a maléfica K.A.O.S., dedicada a fazer todo mal possível ao mundo, mesmo sem motivo aparente. Todos os vilões eram bem caricatos e maus até o osso, sempre comandados pelo terrível Siegfried (Bernie Kopell), que era o principal vilão.
Agente 86 (Get Smart, no original) nasceu como uma grande sátira aos filmes de James Bond e pegou carona na Guerra fria, que bombava entre USA e URSS nos anos 60. Seu intérprete, Don Adams, criou excelentes bordões para o personagem, o que nos passava a visão de um espião mega-boga atrapalhado e ao mesmo tempo, a de um herói.
O interessante é que Don Adams só virou Maxwell Smart porque a NBC, emissora que comprou a série, o queria no papel de qualquer jeito. Adams, que queria tirar uma folga após alguns projetos cancelados, acabou gostando do papel, e impondo seu estilo de comédia, como algumas das famosas frases do Agente 86.
Desculpe por isso, chefe!”  (Sempre que acertava o Chefe de alguma maneira)
“..e vou adorar!” (Quando lhe davam uma missão terrível e potencialmente suicida)
O velho truque..” (Toda vez que era surpreendido e queria mostrar que estava seguro)
Você acreditaria se..?” (Quando quer surpreender o inimigo e deixá-lo com medo. Na melhor seqüência, ele está cercado por inimigos e ameaça que o exército está do lado de fora. Desacreditado, fala em alguns policiais e cães. No final, aposta falando em alguns escoteiros e um pequinês.)


Além dos bordões, não poderia deixar de citar outro aspecto que consagrou a série e que é lembrado até hoje: os equipamentos! Eis aqui uma lista dos mais famosos:

Sapato-fone: É a mais clássica. O pé direito do sapato de Smart tinha um telefone embutido. Em um episódio, quando Smart não consegue usar o sapato, ele revela ter telefones no terno, no relógio e até mesmo na caneta.
Cone do Silêncio: Quando ia conversar algo ultra-secreto com seu Chefe, 86 e o superior usavam dois cones interligados que desciam do teto. Claro que nunca funcionava, e deixava os dois presos, ou subindo e descendo, tanto que o Chefe nunca quis usá-lo.
Revólver-triplo: O revolver tinha três canos, um para cada direção, e possibilitava acabar com três bandidos ao mesmo tempo.
Silhueta: Um papelão gigante com a silhueta do agente.
Pílulas absorventes: Usadas para que 86 não sofresse o efeito do álcool, mas se ingerida, todo teor alcoólico era liberado de uma vez.
Mãos falsas: usadas para se livrar de algemas ou amarras
A série fez muito sucesso e consagrou Dom Adams como um dos grandes nomes da comédia até hoje. Outro grande fator que contribui para esse sucesso foi a química entre os personagens, que fez com que86 99 formassem um dos casais mais famosos de todos os tempos na TV.
Agente 86 ganhou diversos prêmios Emmy e suas duas primeiras temporadas fizeram grande sucesso. No total, a série teve 138 episódios, divididos em 5 temporadas. Atualmente, a série passa no canal Nickelodeon às 23h30, de segunda a sexta-feira. A primeira temporada sairá em breve em DVD.
Nos anos seguintes, filmes para a televisão foram feitos, sem grandes efeitos. Em 1995, a FOX tentou reavivar a franquia com uma nova série, que só durou sete episódios. A série, que contava com a temível risada gravada, trazia Max como o novo chefe da CONTROLE, 99 como uma deputada, e o filho de Max e 99 como o novo Agente.


 Fonte.



Episódio piloto






Um comentário:

Faça a gente ficar feliz, deixe seu recado (:

Obs: Se tiver problemas para postar recados, clique em "visualizar" depois de escrever sua mensagem, e então clique em "postar".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.