17 agosto 2012

Estilo anos 60

As roupas dos anos 60 marcaram época, renovando os conceitos de moda e assumindo uma postura desafiadora. Homens e mulheres abandonaram o estilo clássico de se vestir para embalar na rebeldia proposta pelo Rock n’ Roll - um ritmo de sucesso durante a década.
Tumblr_lvbyrpmosb1qd71d4o1_500_large
A juventude dos anos 60 queria desafiar todos os limites, sendo a principal responsável pelas mudanças radicais que aconteceram no mundo da moda. Peças de roupas como vestidos rodados e jaquetas de couro passaram a fazer sucesso no mercado, criando um estilo que até hoje ainda influencia as criações de grandes estilistas.



Homens...
O homem também modificou o seu figurino, sob influência dos rapazes dos Beatles. Paletós sem colarinho, calças justas e japona do pescador eram peças que dominavam o guarda-roupa masculino durante a década de 60.

Mulheres...

A mulher passou a valorizar mais o seu corpo durante a década de 60, tendo como base o estilo da linda  Brigitte Bardot. Vestidos rodados e minissaia eram peças que proporcionavam ao visual um ar de menina-moça. Estampas psicodélicas e geométricas também são atribuídas às roupas dessa época. Nos pés, as botas de cano longo começaram a ganhar espaço na moda. 


“Na moda, a grande vedete dos anos 60 foi, sem dúvida, a minissaia. A inglesa Mary Quant divide com o francês André Courrèges sua criação. Entretanto, nas palavras da própria Mary Quant: “A idéia da minissaia não é minha, nem de Courrèges. Foi a rua que a inventou”. Não há dúvidas de que passou a existir, a partir de meados da década, uma grande influência da moda das ruas nos trabalhos dos estilistas. Mesmo as ideias inovadoras de Yves Saint Laurent com a criação de japonas e sahariennes [estilo safári], foram atualizações das tendências que já eram usadas nas ruas de Londres ou Paris.”


O Jeito Andrógeno e o rostinho de boneca com olhos e cílios grandes que marcou os anos 60: Twiggy. 



mini saia de Mary Quant.

"A idéia da minissaia não é minha, nem de Courrèges. Foi a rua que a inventou" - Mary Quant

tailleur imortalizado pela primeira dama Jaqueline Kennedy.
Novidade para os calçados: surgem novas cores para os sapatos.
Sapatos por Roger Vivier

Sapatos por Roger Vivier

O vestido Mondrian de Yves Saint Laurent (obra de arte no corpo).

As listras e estampas psicodélicas da op art.




Estampa de poas.

Meia na altura dos joelhos.

O vestido trapézio usado com os sapatinhos de boneca.




Moda espacial: silhueta geométrica, novos materiais (tecidos), tecidos sintéticos, botas de plástico.

Inicialmente propostas por Andrè Courrèges, as botas brancas traziam uma referência espacial, representavam a modernização e o futurismo que a época antevia.



O estilista Paco Rabanne propôs botas de canos mais longos do que aqueles de Courrèges.



O vestido tubinho usado por Audrey Hepburn no filme bonequinha de luxo



A moda dos anos 60 trouxe também os vestidos tubinhos que eram bem justos que mostravam todas as formas do corpo e foram um grande sucesso. Esses vestidos eram estampados e sempre com cores vibrantes.




A silhueta curvilínea.




Franja e vespa: dois símbolos da era mod.


Os óculos Jackie Bouvier Kennedy Onassis.

E aí, será que deu pra entender um pouquinho do que rolava naquela época?
Até a próxima.


-Haissa Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça a gente ficar feliz, deixe seu recado (:

Obs: Se tiver problemas para postar recados, clique em "visualizar" depois de escrever sua mensagem, e então clique em "postar".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.