13 julho 2012

Cine Pipoca: Diversos filmes da Disney

Esta semana diferentemente das outras, resolvi fazer um resumo rápido de alguns filmes:

Fantasia (Fantasia EUA 1940)
O filme tem um traço mais artístico, se trata de representações animadas de algumas músicas clássicas. Conta com a orquestra sinfônica da Flórida tocando as músicas, e as representações variam, desde desenhos de “flores bailarinas” até o Olimpo , onde somos apresentados a centauros namorando, cupidos trabalhando, etc...
Existe uma certa polêmica a respeito deste filme, já que no último ato temos a representação do diabo no inferno e alguns demônios dançando, isso fez com que a Disney fosse acusada de ser satanista e cultuar ao diabo, porém, na segunda parte do mesmo ato, o diabo se esconde quando começa a tocar a música Ave Maria e a animação muda para o que parece ser os “santos” (salvos, escolhidos, como preferirem interpretar) andando por um caminho com aureolas indo em direção ao que parece ser o paraíso.

Tempo de Melodia (Melody Time EUA 1948)



Neste filme temos a junção de várias histórias, é possível conhecer um polco do folclore americano narrados em forma de animação e com muitas canções. Temos também a junção de atores reais com as animações, e um episódio com o Pato Donald e Zé Carioca. Este filme é divertido e até educativo, foi uma ideia muito interessante dos estúdios Disney e que obteve um grande sucesso.





Hércules (Hercules EUA 1997)

Acho difícil alguém não conhecer a história de Hércules, já que mitologia grega faz parte da grade curricular das escolas, portanto, mesmo quem não viu o filme já deve ter uma ideia geral da história.
Mas o filme não segue à risca a mitologia, houveram muitas mudanças pra deixar o filme mais romântico e infantil, como, por exemplo, o fato de Hércules ser filho de Zeus com Hera. 
Hera e Zeus são pais amorosos e um casal até bonito (o que foge completamente da versão original da história, já que os deuses originais da mitologia são promíscuos, arrogantes, intolerantes, e cheio de defeitos péssimos e humanos).
É claro que essas mudanças deveriam ser feitas pra passar uma mensagem mais leve e bonitinha para as crianças. 
Resumindo bastante a história, Hades, senhor do submundo, quer destronar Zeus e para isso tem esperado o dia em que os planetas irão se alinhar e ele poderá libertar os Titãs (antigos inimigos do deus), para que os mesmos derrotem Zeus e ele possa controlar o Olimpo. Porém, ele descobre que enquanto Hércules estiver vivo seus planos não darão certo. Ele decide então matar o herói, mas como os deuses são imortais Hades primeiro tem que tornar Hércules um mortal comum. Então manda seus lacaios fazerem com que Hércules (ainda bebê) tome uma poção que o tornaria mortal e o matassem em seguida, porém, ele deixa de tomar a última gota da poção, o que o torna mortal, porém mantém seus poderes, sendo assim, Hércules não pode mais viver no Olimpo. 
O bebê é encontrado por humanos e criado por eles, quando ele cresce descobre ser filho de Zeus e resolve se tornar um verdadeiro herói para assim voltar a ser um deus e retornar ao Olimpo.
O filme é bem divertido, e a história tem ação, aventura e romance; vale a pena dar uma conferida.

 Robin Hood (Robin Hood EUA 1973)

O filme é baseado na famosa lenda de Robin Hood, porém, as personagens do filme são animais antropomórficos. Robin Hood é uma raposa, rei Richard é um leão, etc...
O desenho é bem suave e lembra muito aqueles desenhos educativos que passam até hoje na Rede Minas (pra quem é mineiro). Os mesmos desenhos também passavam na Tv Cultura (pra quem for de outro Estado). 
A história se passa na antiga Inglaterra, num período em que o irmão do legitimo rei, por ciúmes e sede de poder, usa uma cobra pra hipnotizar seu irmão e ocupar o trono em seu lugar. Porém seu governo é terrível e as taxas de impostos são altíssimos e a população entra na miséria em decorrência desses impostos abusivos (está até parecendo o Brasil), contudo, cansado desses impostos abusivos surge um herói, Robin Hood, que rouba dos ricos (monarquia) e dá tudo o que roubou para os pobres...
O filme é bem infantil, mas bastante interessante, tem um traço bem bonito também. Pra quem gosta de desenhos educativos é imperdível.

Lilo & Stitch (Lilo & Stitch EUA 2002)
Stitch é um alienígena,  ou  melhor, uma criação de um cientista alienígena, que acaba sendo considerado uma aberração, sendo julgado e condenado junto com seu criador. Stich, porém, foge e acaba vindo parar na Terra, aqui ele conhece a pequena Lilo, que aos poucos vai transformando o coração da pequena criatura...
Este pode não ser o melhor filme da Disney, mas também não é ruim, é um bom filme com uma história muito boa, bem dirigido, bem trabalhado, é uma boa escolha pra assistir e relaxar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça a gente ficar feliz, deixe seu recado (:

Obs: Se tiver problemas para postar recados, clique em "visualizar" depois de escrever sua mensagem, e então clique em "postar".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.