16 junho 2012

Especial Walt Disney: A Bela e a Fera (Beauty and the Beast - EUA - 1991)

O filme é baseado em uma história clássica de mesmo nome ( La Belle et la Bête, no original em francês). A história original foi escrita por Gabrielle Suzanne Barbot, porém foi através da versão da, também francesa, Jeanne Marie LePrince de Beaumont que a história se tornou conhecida em todo o mundo.

No filme da Disney, a narrador explica que há muitos anos atrás um homem viviam em seu palácio, porém ele era muito vaidoso e arrogante, este homem só se importava com a aparência das coisas e mais nada. Até que um dia ele é amaldiçoado por causa de sua arrogância e acaba sendo transformado em uma besta. Para quebrar a maldição, ele precisaria aprender a amar alguém de verdade e ser amado por alguém (mesmo tendo a aparência horrível).
Também somos apresentados à uma linda jovem moça (a mais bela do vilarejo) que ao invés de se preocupar com o que a maioria (todas) das garotas da época se preocupavam, estava mais interessada em ler, e conhecer o mundo. Ainda muito jovem a garota já havia lido todos os livros que haviam no vilarejo, e no início do filme ela passa pela vila cantando (como é costume nos filmes da Disney), e vai até a biblioteca pegar seu livro favorito mais uma vez.

Nesse início também somos apresentados à Gaston, um rapaz forte, caçador, bonitão (além de grosseiro, arrogante e insuportável). Ele é desejado por todas as garotas da vila, porém ele só tem olhos para a nossa protagonista, a Bela, mas ela, ao contrário de todas as garotas, não dá a mínima pra ele. 

Bela e seu pai são tidos como os esquisitões da vila. Bela o considera um gênio, porém a vila o considera um louco, e, certo dia, ao terminar sua mais nova invenção (uma máquina que corta lenha sozinha) ele vai até um festival para mostrar o invento, porém, ele se perde no caminho e acaba encontrando um palácio que parecia estar abandonado, mas quando ele entra, ele vê que tem um banquete a mesa e começa a comer sem perder tempo, já que estava cansado e faminto. Porém, dentro do palácio vivia a Fera, que acaba aprisionando o pobre senhor. Bela percebe que aconteceu algo ao seu pai quando vê o cavalo do mesmo chegar sem seu dono, e vai atrás dele. Chegando lá ela se oferece à Besta, pra ficar como prisioneira no lugar de seu pai, a Fera então aceita e permite que o pai de Bela vá embora. E assim começa a história...

Na versão original de Beaumont, existem várias diferenças em relação ao filme da Disney, por exemplo:
Bela tem irmãos, os irmãos são 6 no total, incluindo Bela, 3 meninos e 3 meninas. E Bela é de longe a mais linda de todas. Ela era tão linda que chegava a causar inveja em suas irmãs. 
O pai de Bela era um homem muito rico que fica pobre, e ao se tornar pobre ele faz uma viagem para recuperar sua fortuna, porém, antes de partir pergunta à suas filhas o que elas gostariam de ganhar quando ele voltasse de viagem. As duas primeiras respondem que gostariam de ganhar muitos presentes e joias, Bela não pede nada, seu pai então pergunta o que ela gostaria de ganhar e ela diz que deseja apenas uma rosa.
O pai das garotas então parte em sua viagem, porém, ele retorna mais pobre ainda do que quando havia saído, mas acaba se perdendo pelo caminho enquanto voltava pra casa, e encontra um palácio, no palácio ele encontra a Fera.

Resumindo bastante as impressões sobre o filme, podemos dizer que é um filme muito bem feito, venceu dois Oscars: Melhor trilha sonora e melhor canção original. Recentemente foi relançado em 3D (inclusive no Brasil). É um filme que vale a pena assistir.
Não deixem de ler a versão de Beaumont também, que é muito bonita e um pouco diferente do filme. 


3 comentários:

  1. Oii, eu vi que vc mencionou para lermos a versao de Beaumont, eu to tentando encontra-la e nao acho em lugar neenhum. voce poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Marina, achei aqui:
      http://ultradownloads.com.br/busca/jeanne_45_marie-leprince-de-beaumont-a-bela-e-a-fera/5,,,,,11,1,.html

      e aqui:
      http://www.livrariacultura.com.br/scripts/busca/busca.asp?palavra=LEPRINCE+DE+BEAUMONT,+JEANNE-MARIE&modo_busca=A

      Excluir
  2. Eu amo esse filme, sempre amei, desde o lançamento e eu ainda era criança. Tive uma cópia pirata da fita de video (olha como sou véia kkkkk) até consegui comprar a edição especial que saiu não tem muito tempo
    bjs

    ResponderExcluir

Faça a gente ficar feliz, deixe seu recado (:

Obs: Se tiver problemas para postar recados, clique em "visualizar" depois de escrever sua mensagem, e então clique em "postar".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.