14 abril 2012

Especial Walt Disney - A pequena sereia

O filme é baseado em um dos contos mais famosos do cultuado autor Hans Christian Andersen. É evidente que existem algumas diferenças entre a versão da Disney e a versão do livro, o final, por exemplo, é completamente diferente.



Hans
No livro apesar de haver, sim, um romance e ter essa essência pura e bonita da história, o autor nos mostra uma realidade mais triste. Ele nos leva a uma moral mais trágica e pessimista a respeito da sorte e das escolhas que fazemos na vida. O fim trágico e dramático do livro mostra claramente uma certa identificação da vida do próprio autor com a história que ele escreveu, já que apesar de ser reconhecido ainda em vida como um dos maiores autores de seu tempo, Andersen não conseguiu realizar todos os seus sonhos e desejos.

No filme da Disney os roteiristas criaram um clima mais infantil e talvez romântico. Conta a história de uma sereia que adora os objetos da superfície que encontra no fundo do mar. Seu pai, o rei do oceano, Tritão, tem algumas leis rígidas a respeito da superfície; as sereias não podem nunca ir até lá e não podem ter nada daquele lugar.

Mas Ariel (a pequena sereia) é rebelde e fascinada com tudo que vem da superfície. Ela costuma passear pelo oceano com seu fiel amigo Línguado procurando navios que naufragaram para coletar objetos da superfície, que ela guarda em uma caverna, que é seu mais importante esconderijo. Tudo estava bem até que um navio que carregava um príncipe naufraga. Ariel ao ver a cena acaba salvando o príncipe, e de quebra se apaixona por ele.

Porém seu pai descobre que ela coleciona esses objetos da superfície, e além de destruir a todos os objetos coloca sua filha de castigo e a proíbe de sair do palácio. Mas Ariel foge e faz um acordo com uma bruxa do mar para ganhar pernas e poder viver no mundo dos humanos. No acordo que ela faz com a bruxa ela tem três dias para que o príncipe, além de se apaixonar por ela, lhe dê um beijo verdadeiro (ou seja, um beijo de amor). 

Vou parar por aqui antes que eu conte o filme todo.


A Pequena Sereia é um clássico da Disney. Segundo alguns cálculos, se o filme tivesse sido lançado nos dias de hoje teria batido todos os recordes da Disney, e seria o filme com a maior arrecadação da história da animação. Mas mesmo em sua época o filme foi um tremendo sucesso, tanto que rendeu uma série e 2 continuações. 


Próximo do post da série "Especial Walt Disney": Branca de neve



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça a gente ficar feliz, deixe seu recado (:

Obs: Se tiver problemas para postar recados, clique em "visualizar" depois de escrever sua mensagem, e então clique em "postar".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.