20 abril 2012

Especial Walt Disney: Branca de Neve e os Sete Anões (Snow White - EUA 1937)


Branca de Neve foi a primeira produção da Disney, e o filme é baseado em um dos contos escritos dos Irmãos Grimm (que não criavam os contos, mas escreviam os que já eram conhecidos e contados verbalmente bem antes deles). Dificilmente existe alguém que nunca tenha ouvido falar da história da princesa frágil, porém tão linda, que acaba despertando a ira de sua madrasta, a rainha que se orgulhava de ser a mulher mais linda do reino. E que sempre perguntava ao seu espelho mágico: “Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?”. A resposta era sempre: “Não, tu és a mais bela do reino.” 
Até que Branca de Neve cresce e supera a rainha. Quando a mesma faz a pergunta ao espelho e ele responde que é Branca De Neve a rainha, cheia de ira, manda um caçador levar a princesa até um jardim para colher flores, e lá ele deveria mata-la e levar seu coração à rainha para que comprovasse que havia terminado o serviço...



Na versão dos irmãos Grimm, existem várias diferenças em relação ao filme, por exemplo: O livro entra mais em detalhes e mostra como foi a gestação de Branca de Neve. Sua mãe estava costurando quando acabou espetando seu dedo com uma agulha e seu sangue caiu na neve, ao ver aquela cena a rainha desejou ter uma filha branca como a neve, com os lábios vermelhos como o sangue, e os cabelos negros como o ébano da janela, que havia ali no castelo. A rainha morreu logo após o nascimento de Branca de Neve, e seu pai, o rei, se casou novamente. 

Outra diferença está no decorrer da história: Enquanto no filme a bruxa já vai de cara com a maçã, no livro ela tenta matar Branca de Neve de outras formas. Primeiro tentou matá-la com uma fita branca, mas os anões a salvaram, depois com uma escova de cabelo enfeitiçada, mas os anões novamente salvaram Branca de Neve, e finalmente a bruxa tentou matá-la com a maçã envenenada. No livro o feitiço não é quebrado com um beijo, a explicação é que Branca de Neve ficou engasgada com um pedaço da maçã, porém quando o príncipe a levava em sua carruagem, a carruagem bateu numa pedra e o pedaço da maçã saiu, Branca de Neve acordou e se casou com o príncipe. 

O final da história também é diferente, já que no livro a bruxa é convidada para o casamento e comparece morrendo de ódio, ao sair do palácio porém acabou tropeçando num par de botas de ferro que estavam aquecidas, as botas se fixaram nela e a obrigaram a dançar até cair morta.

Este primeiro filme da Disney, é também um dos mais inocentes e puros dos estúdios. Como sempre acontece nos filmes Disney, é um musical com várias canções que acabaram ficando famosas e são cantadas até os dias de hoje. Quem nunca ouviu a música que os sete anões cantam quando estão indo pra casa? “Eu vou, eu vou, pra casa agora eu vou, parará tibum parará tibum, eu vou, eu vou.” Com essa primeira animação a Disney já mostrava que seria o maior estúdio de animação já criado no planeta. 
Para quem gosta de filmes clássicos e inocentes Branca de Neve é uma boa escolha para assistir com as crianças, mesmo hoje em dia, em um mundo tão confuso como esse. Um filme assim ajuda a relaxar e a resgatar um pouco da pureza e da criança que existe dentro de cada um de nós.




Um comentário:

  1. Realmente a Branca de Neve é um dos filmes mais inocente e lindo que eu já.

    Bjss

    ResponderExcluir

Faça a gente ficar feliz, deixe seu recado (:

Obs: Se tiver problemas para postar recados, clique em "visualizar" depois de escrever sua mensagem, e então clique em "postar".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.