16 março 2010

Eles são os Karas!

Ah vou confessar, sempre tive uma quedona, por que quedinha é muito pouco, pelos livros de Pedro Bandeira. Desde nova sabe? Mas agora só leio apostilas de faculdade, notícias cobertas de sangue no jornal, Karl Marx e Hegel ( também pela Faculdade, em outra ocasião não os leria), horóscopos, receitas para ser magra e feliz ( Santa Futilidade! ) e manuais de como arranjar um namorado ( Idem ao intem anterior ).
E pelos que eu mais me apaixonei, foram os Karas! Eu lia os livros, relia, " trilia " quantas vezes fossem necessárias. É como se eu realmente viajasse pelo mundo de Miguel, Crânio, Calú, Chumbinho e Magrí ( ah, a Magrí, eu queria ser igual a ela quando enfim viesse a crescer ).

E Pedro Bandeira em seus cinco livros dessa turma, conseguiu ser um fenômeno com um público grande de leitores, pelas histórias cheias de aventuras e recheadas de investigações e combates aos crimes, além de muitos códigos interessantes descritos no livro criados pelos Karas.

Eu sou fã confessa, chegava a decorar os códigos, para brincar com a vizinha, nos bons tempos em que morei em Minas Gerais.  Alguns deles:

Emergência Máxima:  Consiste em se desenhar a letra "k" na mão esquerda, serve para convocar os Karas para uma reunião de emergência.


Código Vermelho:

A = ais
E = enter
I = inis
O = omber
U = ufter
Caso a vogal que será codificada esteja acentuada, com til ou com trema, apenas a primeira letra do código será codificada. Exemplo: ómber


Código Tênis-polar:
Consiste em escrever a palavra "tênis" acima da palavra "polar". Para escrever uma palavra secreta basta substituir as letras de "tênis" pelas respectivas letras de "polar" e vice-versa. Exemplo: T=P  E=O  N=L  I=A S=R
OBS: esse código faz alusão ao zenit polar sistema criptográfico.


Código Morse


Braço Cruzado
Todo Kara tem seu jeito de olhar e reparar o ambiente, sempre nos pequenos detalhes se tem códigos. Por exemplo, o Braço cruzado é sinal de silêncio.


Há outros, mas aí fazem parte de alguns livros que eu ainda não tive a oportunidade de ler.

Se interessaram pelos Karas, acesse:
http://www.clubedoskaras.kit.net/

Ou dá uma fugidinha do computador  e corra até a Biblioteca mais próxima, tenho certeza que irão se divertir com eles.

BOMBERM   DINISAIS!! ( entenderam??)


kisseees,
;)

Leila
ps: os Códigos foram retirados do site Wikipédia.

3 comentários:

  1. Oi linda, que post maravilhoso.. ei li todos os livros dos Karas, tb fui muito apaixonada pelos personagens, tenho os livros guardadinhos até hoje. O que eu mais gostei foram Droga do amor, e Droga de Americana. Mas todos são ótimos né? Beijão.**

    ResponderExcluir
  2. Eu ja li todo so slivro s dos Karas e concordo com você quando disse que eles são demais. mas a Magrí...Vamos combinar que ela é bem chatinha, todos da minha turma concordam comigo.
    foi um prazer.

    ResponderExcluir
  3. Enterufter gomberstomber mufterinistomber denterssenters cómberdinisgombers
    Trad.: Eu gosto muito desses códigos

    ResponderExcluir

Faça a gente ficar feliz, deixe seu recado (:

Obs: Se tiver problemas para postar recados, clique em "visualizar" depois de escrever sua mensagem, e então clique em "postar".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.