08 dezembro 2012

"A certeza é a mãe dos tolos." - The Mentalist

Hoje nós iremos falar sobre a mente, como ela funciona, e tudo mais.
Você sabe que só pelas suas expressões faciais, dá para saber o que você está pensando? 
A nossa mente deixa escapar esses detalhes, que podem nos deixar em confusões.
Mas, trouxe um especialista sobre o assunto, nosso amigo, Patrick Jane.
Vamos saber mais sobre ele.

"A historia de Patrick Jane (Simon Baker), um famoso doutor, a quem a arrogância fez viver um mau momento, quando proclamando as suas habilidades teve a "inocente" ideia de desafiar um dos serial Killers mais procurados nos Estados Unidos, Red John.
A resposta do criminoso não se fez esperar. Para ensinar ao mentalista, assassinou brutalmente a sua esposa e a sua filha. O crime causa ao mentalista uma terrível dor além de um profundo sentimento de arrependimento e culpa. Agora Patrick não vai descansar ate encontrar o responsável pela morte da sua família, e no processo vai se juntar ao Departamento Central de Investigação da Califórnia, onde vai trabalhar com a agente especial Teresa Lisbon (Robin Tunney), os oficiais Kimball Cho (Tim Kang), Wayne Rigsby (Owain Yeoman) e a novata Grace Van Pelt (Amanda Righetti)."



"Red John é um especialista que adora deixar no local do crime a sua marca, a figura de um rosto desenhado com o sangue de sua vítima. Usando apenas sua alta capacidade de observação unida a uma extrema percepção de tudo que está ao seu redor, Jane logo desvenda uma série de complicados crimes tornando-se membro imprescindível da equipe da agente sênior Teresa Llisbon. Mas mesmo reconhecendo o mérito do novato em solucionar casos extremos, ela resiste em tê-lo na sua unidade, pois além de narcisista e teatral, Patrick sempre quebra todos os protocolos ultrapassando qualquer limite."


Elenco principal

  • Patrick Jane (Simon Baker) - O protagonista da série The Mentalist, ganhava a vida como um vidente, mas depois que o serial killer Red John assassinou sua mulher e filha em retaliação por ter sido zombado por Jane em seu programa de TV, Jane admite que era uma fraude, e agora trabalha como consultor na CBI (California Bureau of Investigation). Apesar de um pouco excêntrico, ele é muito inteligente e perspicaz e ajuda a resolver os casos que estão sendo investigados. Essas características o fizeram ganhar a amizade de seus colegas, no entanto por ser fechado e infantil, acaba os irritando por vezes. Outra característica relevante em Jane, é o fato dele amar chá, aparecendo quase sempre com uma xícara em mãos. Ele também mostra um lado mais obscuro quando se trata de Red John: ao lidar com o caso, Jane se torna intenso, concentrado e disposto a sacrificar qualquer coisa, inclusive a sua vida, para pegá-lo.



  • Teresa Lisbon (Robin Tunney) - Embora Patrick às vezes a irrite com o seu comportamento anormal, ela o vê como um membro valioso para a equipe e vai apoiá-lo em algumas de suas teorias mais inusitadas. Sua mãe morreu em um acidente de carro, no qual o outro motorista estava bêbado. Lisbon ficou cuidando de seus três irmãos e de seu pai, que tornou-se alcoólatra após a morte da esposa. Sua equipe foi responsável  elo caso Red John, até o agente Sam Bosco tornar-se o diretor do novo Serial Crimes Unit, que assumiu a responsabilidade pela captura de Red John. Ela e Sam Bosco - mentor de Lisbon, quando ela era um agente júnior - partilham um segredo obscuro, que foi revelado por Lisbon como alavanca contra Bosco no episódio "Black Gold e Red Blood".


  • Kimball Cho (Tim Kang) - Muitas vezes retratado como mão direita de Jane, parece ser o mais próximo dele, muitas vezes pedindo ajuda para encontrar provas, apesar de ele não ficar irritado com o hábito de Jane de não lhe dizer tudo o que sabe sobre o caso. Cho tem um senso de humor seco. Provavelmente o mais prático e realista do grupo, ele é muitas vezes o único que vê os truques de Jane.Quando Jane diz à Van Pelt que ele estava movendo um palito com telecinese, Cho diz simplesmente: "Ele está soprando sobre ele."  Ele esteve no reformatório antes de servir nas forças armadas e, em seguida, a adesão à CBI. Ele foi secretamente chamado "Ernie" pela equipe de Bosco, que também se refere à Rigsby como "Bert". Ele estava em um grupo chamado Avon Park Playboys antes de ser um policial.


  • Grace Van Pelt (Amanda Righetti) - O mais novo membro da CBI, muitas vezes fazendo a pesquisa para outros membros. Ela tem uma profunda crença na religião e discute com Patrick toda vez que ele rejeita ou faz algo que ela considera como moralmente ou religiosamente inadequado. Van Pelt envolveu-se secretamente com Rigsby, depois de meses de relutância, devido à regulamentação que proíbe relações amorosas entre os  gentes. Ela é muito rigorosa, organizada (Jane deduz durante a primeira temporada que isso acontece porque ela está escondendo algum trauma emocional profundo) e um pouco tensa, mas, em geral, é uma adição muito valiosa para a equipe. Van Pelt na quarta temporada declara todo o seu amor por Rigsby e ao mesmo tempo chora por não poder manter seu relacionamento por serem colegas de profissão.


  • Wayne Rigsby (Owain Yeoman) - especialista em incêndios criminosos, ele desenvolve fortes sentimentos por Grace Van Pelt e tende a ser superprotetor com ela. Ele inicialmente não falava sobre eles, como o romance entre os agentes é contra os  egulamentos, mas os dois aceitaram seus sentimentos e passaram a ver um ao outro secretamente. Ele é um bom amigo de Jane, no entanto, como os outros, muitas vezes é aborrecido por ele. Ele tem uma boa amizade com Cho. Seu pai pertencia a uma gangue de motociclistas, o que o levou a desenvolver aversão a esse tipo de grupo.




Elenco Recorrente:

  • Red John - O antagonista invisível da série. Ele sempre se certifica de que sua marca registrada, o rosto sorridente desenhado com o sangue da vítima, seja a primeira coisa que se veja diante de uma vítima morta por ele. Depois que Jane zombou de Red John em um talk show, ele o retaliou matando a esposa e a filha de Jane. Embora apenas focado em três vezes durante a primeira temporada, ele é muito inteligente. Até o final da terceira temporada, ele era conhecido por seus cúmplices. No entanto, afirma Jane, Red John não tem parceiros, mas ferramentas. Os episódios em que Red John está envolvido tornaram-se mais e mais frequentes com a obsessão de Jane para capturá-lo e matá-lo. No Season Finale da terceira temporada, Patrick Jane encontra Red John cara a cara e atira nele três vezes, matando-o. Porém descobre, posteriormente, no Season Premiere da quarta temporada, que não se tratava de Red John, mas sim de um impostor.
  • Virgil Minelli (Gregory Itzin) - Minelli foi o agente especial encarregado do CBI até o episódio da segunda temporada "His Red Right Hand", onde se aposentou da CBI, após os assassinatos de Sam Bosco e sua equipe no mesmo episódio.
  • Sam Bosco (Terry Kinney) - Bosco foi um Agente Especial Sênior da CBI. Ele era o mentor de Lisbon, quando ela era uma agente júnior. Ele se tornou diretor da Serial Crimes Unit, que assumiu a responsabilidade pela captura de Red John. Ele tinha um ódio por Jane não ser um policial e Bosco acreditava que ele corrompeu o povo ao seu redor, bem como fechando em muitos casos. Ele também tinha sentimentos secretos por Teresa (que todo mundo, além dela, parecia notar), mesmo que sendo casado. A equipe de Bosco foi assassinado no episódio da segunda temporada "His Red Right Hand", disparado por sua secretária Rebecca (Shauna Bloom), que era uma enviada de Red John. Depois que ela morreu, Jane ficou inquieto. Ele visitou Bosco no hospital, onde estava em estado crítico depois de sua tentativa de assassinato. Bosco sussurrou algo inaudível para Jane e entrou em parada cardíaca. Mais tarde, a equipe CBI estava velando Bosco na sede da CBI.
  • Madeleine Hightower (Aunjanue Ellis) - Hightower é uma agente especial encarregada do CBI, uma vez que o episódio "The Red Box", onde Jane e o resto da equipe tornam-se hostis a ela (sobretudo Lisbon). Ela a maior parte do tempo é arrogante e descuidada com outras pessoas, devido ao fato de ter descoberto que Rigsby e Van Pelt estavam tendo um relacionamento, e após ter informado sobre o relacionamento a Lisbon, Jane salienta sobre Hightower e diz: "Ela é boa."  Mas notavelmente, é arrogante. No episódio "Aingavite Baa", ela parece ter-se contra toda a equipe. Mais tarde, é acusada de ser cúmplice de Red John e se vê obrigada a fugir e se esconder, com a ajuda de Jane (que jamais suspeitou dela realmente).
  • Agente Especial (Supervisor) J.J. LaRoche (Pruitt Taylor Vince) - É o chefe de Assuntos Internos da CBI. Sua primeira aparição acontece no episódio "Vermelho de Alegria", da 3ª temporada, onde é nomeado chefe da Unidade de Padrões Profissionais da CBI. É encarregado de investigar o assassinato de um membro da rede de Red John, o "matador de policiais" Todd Johnson, enquanto estava sob custódia na CBI. No episódio "Corrente Sanguínea", LaRoche é encarregado de assumir as funções de Hightower, como supervisor da equipe e chefe de Jane. No episódio "Pequeno Livro Vermelho", LaRoche encerra suas atividades como supervisor na série.


Episódios:

1ª Temporada (2008-2009)

1º Pilot  - Este episódio apresenta a vida complexa de Patrick Jane, um detetive da polícia com um passado conturbado, que tem um olho para os pequenos detalhes. Quando um homem e uma mulher são encontrados mortos em sua casa, muitos acreditam que eles são vítimas de um assassino serial: Red John, o homem que matou a esposa e a filha de Jane. Mas Patrick sabe mais coisas e pode provar que isso não foi uma obra do Red John. 

2º Red Hair and Silver Tape - Uma jovem garçonete é assassinada em Napa Valley e Lisbon e sua equipe vão investigar o caso. Enquanto isso, Patrick faz sua própria operação secreta e usa Van Pelt como isca. 

3º Red Tipe - Quando um corpo aparece na praia, Patrick planeja uma armadilha para encontrar e capturar o assassino, que, acredita, é um dos surfistas que frequentam aquela região. 

4º Ladies in Red - A verdade sobre um rico banqueiro é revelada quando ele é encontrado morto dentro do cofre. Patrick investiga os suspeitos para chegar ao verdadeiro criminoso. 

5º RedWood Uma garota confusa é encontrada segurando a arma usada no assassinato de sua melhor amiga, mas ela não consegue se lembrar de nada. Acreditando que ela não é a culpada pelo crime, Jane encontra uma maneira de fazê-la reviver o evento para recuperar a memória. 

6º Red HandedA investigação da morte do dono de um cassino faz Jane usar todas as suas habilidades nas mesas de jogo para tentar resolver o caso - e ganhar algum dinheiro. 

7º Seeing Red - Rosemary Tennant foi vítima de um atropelamento, e o motorista que a atingiu fugiu. Patrick Jane investiga a "guia espiritual" da vítima, que afirma ter previsto a morte da cliente. Para o detetive, a guru é uma fraude. 

8º The Thin Red Line - Uma testemunha em um caso de narcóticos é assassinado junto com sua namorada. Todos os olhos se voltam para o traficante contra quem a vítima deveria testemunhar, mas Jane percebe um motivo e um suspeito diferentes. 

9º Flame Red - Um assassinato em uma cidade pequena é investigado e logo descobre-se que se trata de um caso de vingança. 

10º Red Brick and Ivy - Patrick Jane fica muito interessado em um caso que envolve sua ex-psiquiatra, que é também a ex-esposa da vítima e a principal suspeita do crime. 

11º Red John's Friends - Um assassino condenado convence Jane a provar sua inocência dizendo ao investigador que ele tem informações sobre Red John. Jane deixa o CBI para se dedicar exclusivamente ao prisioneiro. 

12º Red Rum - Quando Cody Elkins, uma estrela do futebol da escola, é encontrado assassinado, todos as evidências apontam para uma mulher que é considerada a bruxa da cidade. Antes de morrer, Cody teria roubado, torturado e matado o gato da mulher. Quando o CBI entra na investigação, ela admite ter feito um feitiço para matar Cody, mas Jane ainda se mostra cético.

13º Paint It Red - O genro de um poderoso empresário é encontrado morto no escritório de seu sogro, perto de onde já esteve pendurado um quadro de 50 milhões de dólares. Jane e o CBI tentam descobrir como ele pode estar envolvido no caso e quem mais é responsável pela morte. 

14º Crimson Casanova - A CBI investiga a morte de uma mulher casada, que foi assassinada enquanto estava na cama com seu amante.

15º Scarlett Fever -  Uma mulher é envenenada num country club, enquanto a festa está a todo o vapor. A equipe logo descobre que cada um dos suspeitos está escondendo algo. 

16º Bloodshot - Quando Patrick fica ferido por causa de uma explosão, ele começa a utilizar alguns métodos incomuns. Enquanto isso, a CBI investiga a morte de um conselheiro de finanças. 
17º Carnelian, Inc. - A CBI é chamada para investigar, quando um diretor de RH da Carnelian morre aos pés de Jane, durante um exercício de skydiving. 


"É fascinante como a sua mente funciona." - Lisbon.

Um comentário:

  1. Parabéns, otimo trabalho. Espero que dps de tanto tempo, possa fazer o dia de vcs um pouco mais feliz.

    ResponderExcluir

Faça a gente ficar feliz, deixe seu recado (:

Obs: Se tiver problemas para postar recados, clique em "visualizar" depois de escrever sua mensagem, e então clique em "postar".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.