18 junho 2011

Velha infância 4: Brincadeiras

Assim como a Fênix, o post "Velha infância" ressurgiu das cinzas rsrs
Eu disse que não ia fazer uma continuação, mas foi mais forte do que eu. xD

Vou primeiro falar das brincadeiras clássicas, que você não precisava de muita coisa para se divertir:

Pular corda. Amarelinha. Polícia e Ladrão. Detetive. Elástico. Jokenpô. Gato-mia. Coelhinho sai da toca. Bambolê. Peteca. Pelada (futebol). Balanço. Queimada. Escolinha.

Há uma infinidade de brincadeiras simples e que variam de nome em cada região do país. Destas que citei, as minhas prefidas na 3ª e 4ª série eram Queimada e Coelhinho sai da toca. Brincávamos muuuito na Educação física na escola. A menos conhecida é a segunda, então vou explicar.

Coelhinho sai da toca:

É feito diversos círculos no chão com giz (mas você pode usar bambolês também) e cada criança fica dentro de um. Somente uma fica sem, no meio das outras, e é essa criança que vai gritar "Coelhinho sai da toca". Dito isso as outras crianças saem de seus círculos e correm para outro, quem ficar sem lugar vai para o meio e grita a frase.

Quando fui crescendo, fiquei viciada em pular corda e pular elástico. Nossa! Época boa! Ia pra rua depois da aula e só voltada às 22:00hs para tomar banho (já que estava suada e com o pé imundo), lanchar e dormir.
Lembro de algumas músicas de pular corda:
♫ Um homem bateu em minha porta e eu abri. Senhoras e senhores, ponham a mão no chão. Senhoras e senhores, pulem de um pé só. Senhoras e senhores deem uma rodadinha. E vá pro olho da rua. ♫
e a temida:
♫ Salada, saladinha, bem temperadinha. Com sal, pimenta, fogo, foguinho! ♫
e a pessoa tinha que se matar pulando rapidão!
Fico pensando... quem será que inventou essas músicas? O.õ

Bom... também existia a febre: Barbie.
Daqui para baixo vou chamar de brincadeiras não-clássicas porque o investimento financeiro às vezes era alto.

Eu tinha bastante coisinha: piscina, bicicleta, cozinha, quartinho e sala de madeira, e um mooonte de roupinhas (a maioria delas feitas por mim e pela minha irmã). Brinquei de Barbie até meus 16 anos, e nossa, como era legal!

Minha pequena coleção (As duas Barbies ganhei quando fiz
15 anos. O Ken ganhei quando tinha uns 11 anos. A Kelly da
esquerda comprei na mesma época que o Ken, e a outra ganhei)
Eu tinha uma amiga que tinha quase tudo (mas da Mattel mesmo, não como eu, de madeira xD) e ia pra casa dela cedinho, cheia de sacolas e só saia de lá a noite. Mas isso quando tinha uns 14 anos... porque quando era mais nova e morava em condomínio, eu e minhas amigas arrumávamos praticamente a cidade toda no pátio do meu prédio. 
Mas tinham as meninas que preferiam as Susis e outras que só brincavam de Polly.
#ConfessoQue já enfiei um alfinete na sobrancelha da minha Susi pra fingir que era piercing.

Uma curiosidade: Quem não tinha Ken usava o Max Steel do primo ou irmão. kkk

Foi pouco o tempo em que brinquei de boneca. Sempre preferi Barbie, porque tinha mais vontade de ter minha própria casa e de ser independente do que ser mãe, como sugere a brincadeira de boneca. Quando usava a boneca (eu só tive uma, mas era bonitona) era para brincar de escolinha ou escritório, que aí ela era minha filha.

Outro vício que tínhamos era Video Game.
1 minuto de silêncio solene para os tempos bons que não voltam mais.
Caaaara! Levanta a mão quem já teve aquele video game que promete 1.000.000 de jogos mas que é quase tudo repetido: \õ
Eu acordava cedo junto com minha irmã pra jogar um game (tem de variar o nome de vez em quando) de tanque de guerra. Ou aquele que aparece um monte de carrinhos minúsculos e uma pista na tela. Acho que a primeira palavra em inglês que decifrei jogando video game foi Fuel kkk Oh my, o fuel tá acabando
Super Mario.
Só de ler a mente viaja longe. Pular e pegar moedinha, conseguir crescer com cogumelos, pegar o Yoshi (sempre quis ter um de verdade) e matar o chefão. Uma coisa que dava raiva era no final da fase que tinha que passar por aquele jogador de futebol americano que ficava pulando e batendo palmas (se não me engano).
O que eu mais gostava era de pegar a peninha e deixá-lo parecendo uma raposa *---* era tão legal!
Eu jogava também Dr Mario, Mario Kart e Mario All Star, que tem várias opções.

Sonic
Nunca fui muito fã, mas minha irmã adorava. Eu não era chegada porque às vezes ia rápido demais e eu ficava perdida kkkk
Street Figther
--Eu sou a Chun Li *-*
haushaushuash frase célebre.
Era legal demais jogar isso, o mesmo vale para Mortal Kombat.

Ah, e lembro que foi quando pequena que joguei Doom na casa de um primo. Não dormi à noite tendo pesadelos rsrs


Com 11 anos ganhei um computador, aí dividi o tempo entre Barbie, TV, Video Game e sites de jogos. Meu preferidos eram: Iguinho, Fliperama e Miniclip. Este último era muuuuito bom! Tinha um jogo de ninja maneiro demais!
Bom também era jogar Banco imobiliário e o (fantástico) Jogo da vida. Tinha mais um monte de outros jogos do tipo, milhares do Gugu, Jogo do Milhão (que tenho até hoje), Cara a cara, etc.

Outras brincadeiras da época não eram lá muito legais, como a Brincadeira do Copo e a do Compasso. Essa segunda eu joguei quando estava na 3ª série. Não aconteceu nada conosco porque mexíamos muito o compasso, mas sei de relatos de pessoas que brincaram e se deram muito mal.

Uma coisa que A.DO.RA.VA. eram aqueles folhas de papel almaço cheias de perguntas. É assim: na folha as perguntas são enumeradas. Uma amiga vai fazendo risquinhos num papel e pede para você dizer 'pára'. Depois contam-se os risquinhos e formam-se uns números, aí você vai lendo as perguntas e respostas conforme o número indicado. É difícil explicar como é, mas a brincadeira é bem legal.

Bom... deve existir mais um milhão de jogos e brincadeiras antigas, mas são essas que estou lembrando agora.

Vou ficando por aqui...

Ah,  para vocês jogarem depois de ler o post (é só clicar):


Super Mario Flash - Remake of the original Super Mario bros game


Por Prii.

5 comentários:

  1. Caramba quando eu era criança eu brincava de tanta coisa q hj eu nem vejo mais, isso é chato mas fazer o q, eu lembro q eu brinquei de boneca até os 11 ou 12 anos.

    Bjss

    ResponderExcluir
  2. eu queria os numeros e as frases da ultima brincadeira que tá postada aqui, eu vi com uma amiga minha essa brincadeira e até fiz, mas não copiei, e agr quero muuito fazer denovo, mas não acho em lugar nenhum! me ajuda, please ? D:

    ResponderExcluir
  3. Eu só lembro como brinca, não lembro o conteúdo. Eu devia ter essa brincadeira há pelo menos 5 anos atrás... =(

    ResponderExcluir
  4. me diz o nome da barbie de vestido listrado roxo,tenho uma igual e vivo pesquisando sobra ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu comprei há muito tempo, não faço ideia do nome.

      Excluir

Faça a gente ficar feliz, deixe seu recado (:

Obs: Se tiver problemas para postar recados, clique em "visualizar" depois de escrever sua mensagem, e então clique em "postar".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.