23 maio 2011

Cantando a Bíblia

Novo CD do "Trazendo a arca" que combina com o post
Hoje eu estava ouvindo música enquanto cozinhava e notei que as canções que eu mais gostava eram aquelas que tinham alusões bíblicas. Não é de hoje que gosto demais do Velho Testamento, e quando leio fico tentando imaginar como tudo aconteceu naquela época. Ao ouvir as músicas parece tudo mais real. Deu pra entender? rsrs

PS: Acho que se em vez de República tivéssemos um governo Monárquico, entenderíamos melhor a intensidade de chamar Deus e Jesus de rei... Reis dos reis, Senhor dos senhores... Teríamos muito mais reverência e devoção também.
Em maio de 2004, quando cheguei em Guarapari, em todas as rádios tocava a música “Toque no altar”, da banda de mesmo nome. Eu gostei demais dela, e até hoje escuto. Fala de vários elementos presentes na vida das pessoas antes e depois de Cristo:

“Quem quer a glória, traz a Arca. Quem quer o fogo, traz Sacrifício. Quem quer a vida, que suba a Cruz. Quem deseja o favor do Rei, toca na ponta do Altar. (...) Quem quer resposta, queima incenso. Quem quer a cura, toca no manto. Quem quer a honra; rasgue tuas vestes... ”

Uma mais atual que aborda Gênesis é “Uma nova história” do Fernandinho. Fala da promessa de Deus a Abraão para que este tenha uma grande descendência:
“Sai de sua tenda, oh filho meu, te mostrarei as estrelas do céu (...). Será que podes contar, será que podes imaginar tudo aquilo que sonhei para ti, filho meu? O que minhas mãos fizeram para ti, filho meu? Minha bênção será sobre ti!"

As músicas da banda Diante do Trono também falam bastante do Velho Testamento, e abordam principalmente as batalhas do povo de Deus, que eram tantas, acho que quase sempre baseado nos Salmos de Davi. Falam sobre o Senhor dos Exércitos:

“O Senhor é a minha luz e a minha salvação. A quem temerei? Não temerei! (...) 'Inda que um exército se levante contra mim, no Senhor eu confiarei para sempre. Quando os meus inimigos se levantam contra mim eles tropeçam e caem diante de mim....”
Ou então:

“Invoco o Senhor digno de ser louvado, serei salvo dos meus inimigos. O Senhor é minha rocha, meu libertador. O meu Deus, o meu escudo, a força da minha salvação. Com Ele desbarato exércitos, com meu Deus eu salto muralhas. Quem é Deus senão o Senhor?...”
Estrangeiras devem ter várias, mas duas músicas que citarei é “Desert song” do Hillsong United, e “Praise You in the storm” de Casting Crowns.
A primeira fala de tempos difíceis, mas que em tudo Deus seja glorificado, e tem um momento que cita Isaías 54:17: Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará, e toda a língua que se levantar contra ti em juízo tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR, e a sua justiça que de mim procede, diz o SENHOR.
Um trechinho da música traduzida:
“Esta é a minha oração no fogo. Na fraqueza, ou prova, ou dor, existe uma fé provada de maior valor do que o ouro. Então me refine, Senhor, pela chama!”
A outra é uma música muito linda que também fala de momentos difíceis. Apesar de estar em Salmos um trecho da música, eu lembro do livro de Jó, que reli a pouco tempo. Jó sofreu demais. Ele achava que era melhor morrer de tanta angústia que sentia, e então um dia Deus falou com ele no meio de uma tempestade.
Dois versículos de Salmos 121 está no fim da música: Elevo meus olhos para os montes, de onde virá meu socorro? Meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.
Um trecho da música traduzida:
“Como os estrondos dos trovões, eu apenas ouço Sua voz sussurrando através da chuva "Eu sou contigo". E Sua misericórdia desce. Eu elevo minhas mãos e louvo o Deus que dá e tira”

Tem uma música de Marquinhos Menezes e Lílian que fala do livro de I Samuel, que inclusive estou lendo. O nome da música é “Profeta adorador”, é muito bonita e terminarei o post com ela:

“Como Samuel quero ouvir a voz de Deus e dizer ‘Eis-me aqui, Senhor. Fala que eu quero Te ouvir’. Como Samuel quero acordar de madrugada só pra conversar Contigo, ser Teu amigo. Como Samuel eu vou rasgar o céu com a minha voz e profetizar. Deus vai responder e sobre a nação adoradores vão reinar...”

Por Prii

3 comentários:

  1. Tem muitas musicas q eu gosto pq cita versiculos da biblia, tem selinho pra vc outra coisa eu já o livro "Divida eterna" e "Encontrando perdão" e eu digo q eles são muito lindos amei demais assim q der eu leio "Viajantes do tempo".

    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Ei Jes,
    vou lá no teu blog pegar o selinho depois posto aqui. *-* Que bom que gostou das histórias, fico muito feliz.
    =)

    ResponderExcluir
  3. Tens de tentar ir ver o filme x) Vale a pena.
    Cá em Portugal já tivemos muito a tradição monárquica, mas agora não...

    ResponderExcluir

Faça a gente ficar feliz, deixe seu recado (:

Obs: Se tiver problemas para postar recados, clique em "visualizar" depois de escrever sua mensagem, e então clique em "postar".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.