11 maio 2010

O quê que é isso?

(...) Quando dei acordo de mim, estava num lugar escuro: as estrelas passavam seus raios brancos entre as vidraças de um templo. As luzes de quatro círios batiam num caixão entreaberto. Abri-o. Era o de uma moça.
(...)A madrugada passava já frouxa nas janelas. Àquele calor de meu peito, à febre de meus lábios, à convulsão de meu amor, a donzela pálida parecia reanimar-se. Súbito, abriu os olhos empanados. Luz sombria alumiou-os como a de uma estrela entre névoa, apertou-me em seus braços, um suspiro ondeou-lhe nos beiços azulados... Não era já a morte: era um desmaio. No aperto daquele abraço havia, contudo, alguma coisa de horrível. (...) Pude, a custo, soltar-me naquele aperto do peito dela... Nesse instante, ela acordou...

Nunca ouvistes falar de catalepsia? É um pesadelo horrível aquele que gira ao acordado que emparedam num sepulcro; sonho gelado em que sentem-se os membros tolhidos e as faces banhadas de lágrimas alheias, sem poder revelar a vida! (...)

Trecho de 'Noite na Taverna' de Álvares de Azevedo.


É disso que irei falar: Catalepsia.
Eu tenho, minha irmã mais nova tem e minha mãe também. Acontece do nada, quando menos se espera, geralmente ficamos nesse estado depois de tirarmos um breve cochilo ou deitarmos na cama para descansar. E então é como se nosso metabolismo abaixasse, perdemos o domínio sobre nosso corpo e não conseguimos nos mexer. É horrível. Ouvimos o que se passa ao redor de nós mas não conseguimos erguer um só dedo. Ficamos lutando contra nós mesmos para tentar levantar, acordar, mas não dá. Só então, depois de minutos de desespero, acordamos de súbto.

Conforme o site da SuperInteressante o ataque de catalepsia pode durar de minutos a dias e as causas disso ainda são um mistério, e também existem lendas de que pessoas já foram enterradas vivas, o que não é possível hoje por causa da avançada tecnologia em diagnosticar o óbito.

Doidera, não é?! Espero que nenhum de vocês tenha isso.


Por Prii.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça a gente ficar feliz, deixe seu recado (:

Obs: Se tiver problemas para postar recados, clique em "visualizar" depois de escrever sua mensagem, e então clique em "postar".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.