08 janeiro 2010

Origens do Teatro


Teatro grego contruído em 200a.C.

O Teatro é uma forma de arte que tem como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público.
Há hipóteses de que tenha surgido a partir de rituais primitivos, sendo que outras apontam para as contações de história, do desenvolvimento de danças, jogos, imitações.

O primeiro evento com diálogos registrado foi uma apresentação anual de peças sagradas no Antigo Egito do mito de Osiris e Isis, por volta de 2500 AC, que conta a história da morte e ressureição de Osiris e a coroação de Horus.
As representações mais conhecidas e a primeira teorização sobre teatro vieram dos antigos gregos, sendo a primeira obra escrita de que se tem notícia, a Poética de Aristóteles.
Já as formas teatrais orientais foram registradas por volta do ano 1000 AC, com o drama sanscrito do antigo teatro Indu. O 'teatro chinês' também data da mesma época, enquanto as formas teatrais japonesas Kabuki, Nô e Kyogen têm registros apenas no século XVII d.C.

No Brasil, o teatro surgiu no século XVI, tendo como motivo a propagação da fé religiosa. Dentre uns poucos autores, destacou-se o padre José de Anchieta, que escreveu alguns autos (antiga composição teatral) que visavam a catequização dos indígenas, bem como a integração entre portugueses, índios e espanhóis. Exemplo disso é o Auto de São Lourenço, escrito em tupi-guarani, português e espanhol.

"O teatro, que nada pode para corrigir os costumes, muito pode para mudá-los."
(Jean-Jacques Rousseau)
Por Prii

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça a gente ficar feliz, deixe seu recado (:

Obs: Se tiver problemas para postar recados, clique em "visualizar" depois de escrever sua mensagem, e então clique em "postar".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.