11 fevereiro 2014

A Música e Eu



Oi galera! Eu sou a Laila, nova colunista do Eclética. Me deram uma tarefa mais ou menos fácil...vou escrever sobre artes e dança. Isso é fácil. O desafio será escrever (não é muito meu forte) - mas com fé em Deus eu consigo! haha
Pra início de conversa, pensei que seria interessante trazer um pouco sobre a história da música, como e porque ela surgiu e porque mesmo depois de tanto tempo ela continua emocionando vidas e marcando momentos.
Depois de um pouco de pesquisa...


Quando surgiu a música?
Acredita-se que a música tenha surgido há 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o dispersar da raça humana pelo planeta. A música, ao ser produzida e/ou reproduzida, é influenciada diretamente pela organização sociocultural e econômica local, contando ainda com as características climáticas e o acesso tecnológico que envolvem toda a relação com a linguagem musical. A música possui a capacidade estética de traduzir os sentimentos, atitudes e valores culturais de um povo ou nação. A música é uma linguagem local e global.
Ao longo do tempo a música também evoluiu o que deu origem aos diversos gêneros musicais que conhecemos hoje.

Porque a música é importante?
       Falando no campo científico, a música é percebida no cérebro em sua parte que recebe estímulos ligados às emoções e sentimentos. Isso significa que ela não é captada pelas áreas racionais e ligadas à inteligência, fazendo com que o ouvinte, mesmo não dando a devida atenção consciente à ela, sinta-a da mesma forma.
      Um presente de Deus pra nós.

Porque as pessoas escutam música?
a) Melhor maneira de expressar um sentimento
b) Dá voz àquilo que se passa dentro de nós
c) Pra relembrar um momento de impacto
d) Todas as alternativas acima


Mas na real, não importa se a música surgiu na África ou na Ásia, o que conta é que ela nasce no primeiro pulsar de nossos corações. E para a pergunta número 3, certa vez eu li: "Mas, se for pensar bem, não existe razão. É como tentar explicar quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha."


E você, por que escuta música?


Até a próxima, musicistas.

Um comentário:

  1. Parabéns, Laila. Ótimo post!

    Como já te disse, pergunta difícil de responder. Escuto porque nasci pra ela e um dia a encontrei. Ela me conquistou e me conquista ao passar dos dias, das semanas, dos anos... Paixão eterna. Kkkkk

    ResponderExcluir

Faça a gente ficar feliz, deixe seu recado (:

Obs: Se tiver problemas para postar recados, clique em "visualizar" depois de escrever sua mensagem, e então clique em "postar".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.