20 janeiro 2013

Gêmeos

 O número de gêmeos nascidos no Brasil aumentou demais nos últimos anos, por causa do grande número de fertilizações feitas.

Gêmeos idênticos são sempre do mesmo sexo e representam 1/3 das gestações. Nesse caso, provavelmente um deles será canhoto.

 
Estudos mostram que nas gestações univitelinas (de um óvulo só), os irmãos se tocam dentro da placenta, pois já demonstram necessidade de comunicação.

A maioria das mulheres que engravidam de gêmeos são altas e gordinhas e estão acima dos 35 anos e apesar de teoricamente serem genéticos não é regra que pulem uma gestação.

É nos povos africanos que as mulheres mais dão à luz gêmeos. Em algumas religiões africanas, há um mito envolvendo os gêmeos: dizem que são as crianças que escolhem suas mães e neste caso, como uma mesma mãe foi “escolhida” duas vezes ou mais, essa mulher é aplaudida na rua por pessoas que ela nem conhece, e os povos asiáticos são os que menos têm gêmeos.

O psicólogo francês René Zazzo classificou os gêmeos como “passivo e dominante” referindo-se entre as diferenças de personalidades que envolvem esses indivíduos e que muitas vezes, são extremamente conflitantes.

Os genes dos gêmeos idênticos não são iguais; estudos feitos a partir dos genes de gêmeos adultos mostram que em muitos casos o DNA de um gêmeo é diferente daquele do seu irmão em vários pontos do genoma.
 
Esse dado é importante, pois como existem 80 pares de gêmeos idênticos de criminosos só no banco de dados do Estado da Virginia (EUA), essa questão pode ser decisiva no futuro de um ou de outro. A cidade de São Paulo instituiu o “Dia dos Múltiplos” desde 2007: 18 de Março foi o dia escolhido.

Outro dado interessante é que a cada 400 pares de gêmeos não idênticos, um par tem dois pais diferentes.

Texto: http://www.vocesabia.net/ciencia/biologia/curiosidades-sobre-gemeos/ 



Um comentário:

  1. Oi, que lindo o blog. Eu acho que eu já vim aqui no blog outras vezes, mas essa eu tive que comentar algo. Você está de parabéns.
    Estou passando aqui para dizer também, que tem post novo. E se quizer me seguir lá, é só avisar que eu sigo de volta.
    Beijos,

    Blog: www.junhiimce.blogpost.com.br

    ResponderExcluir

Faça a gente ficar feliz, deixe seu recado (:

Obs: Se tiver problemas para postar recados, clique em "visualizar" depois de escrever sua mensagem, e então clique em "postar".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.