29 janeiro 2012

Bocejo



O bocejo ainda é um mistério, mas existem algumas explicações possíveis.

Pesquisas recentes afirmam que este mecanismo ocorre em fetos de até 11 semanas de vida, além disso, até certos animais, como cachorros, gatos e peixes, por exemplo, também bocejam.

Quando alguém boceja, abre bem a sua boca, permitindo a inalação de uma grande quantidade de ar. E inspirando, o pulmão se expande, os músculos abdominais são flexionados e o diafragma é contraído. Além disso, o bocejo também provoca o aumento do ritmo do batimento cardíaco, elevando-o em até 30%.
Não se sabe exatamente o que provoca o bocejo, mas possuem três teorias que tentam explicá-lo. A teoria física afirma que nós bocejamos para obter uma maior quantidade de oxigênio e eliminar um acúmulo de dióxido de carbono. Por isso, nós bocejamos bastante quando estamos em grupo, uma vez que muitas pessoas produzem uma maior quantidade de dióxido de carbono no ambiente.

A teoria da evolução diz que os nossos ancestrais já realizavam uma espécie de bocejo para mostrar os dentes, e que este ato seria uma manifestação de confronto.E outra tese, e talvez a mais conhecida, é a de que o bocejo acontece em situações de tédio, fadiga ou cansaço.

Hoje, não é possível explicar o porquê de o bocejo ser provocado. Talvez, seja um mecanismo necessário para o bom estado do corpo, já que aumenta a quantidade de oxigênio e o ritmo dos batimentos cardíacos. No entanto, estes benefícios poderiam ser facilmente proporcionados por uma atividade física, por exemplo. Sendo assim, o bocejo ainda é um assunto a ser explorado.

Outro aspecto interessante é que, quando vemos e ouvimos alguém bocejar ou lemos algo sobre o tema – como este artigo – existe uma grande probabilidade de bocejarmos também.

Informações do site do Brasil Escola.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça a gente ficar feliz, deixe seu recado (:

Obs: Se tiver problemas para postar recados, clique em "visualizar" depois de escrever sua mensagem, e então clique em "postar".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.