08 janeiro 2012

Alimente sonhos!


Nesses dias fiquei abismada com um fato, um garoto que praticamente cresceu comigo, na mesma cidade, acabou de ser preso, o motivo: matou um homem, e isso me fez refletir sobre diversas coisas, inclusive o motivo disso, não os motivos dele, isso já sei, era vingança por ter apanhado da vítima.

Mas fiquei refletindo, como pessoas que possuem as mesmas oportunidades que outras, se diferenciam tanto de outras, não que podemos dizer com toda a certeza que nunca iremos matar ou fazer qualquer coisa de errado, ás vezes no calor de um clima tenso podemos nos deparar em nos proteger de algo, fazendo algo errado, mas as diferenças são as disposições diferentes que nos levam a fazer algo de errado, já que existem as propensões, ou seja, eu posso só brigar com alguém e aquilo acabar naquele momento, outra pessoa depois da briga já pode procurar matá-la para resolver o problema, claro que ambos estaram errados, pois existe o diálogo, mas cada ser vivo procura uma forma de resolver seu problema, e alguns procuram uma forma que não têm volta, já que depois de uma morte não existe retorno, não se têm como pedir um perdão.

Enfim, como dizia o sol nasce para todos, e este rapaz e eu tinhámos as mesmas oportunidades, apesar de um pouco de diferença de classe social, não muita, mas minha situação financeira era um pouco melhor, mas não era tão nítida assim, ele não passava fome também.

Vocês poderam dizer que a família dele não incentivou, mas isso não é verdade, estive por perto na sua infância e vi como seus pais o criaram de forma rígida, seus pais eram religiosos e o levaram para a religião também, além disso quiseram o tirar das drogar, lembro-me uma vez que estava na rua e vi que seu pai perguntou sobre se ele estava fumando, e ele disse que não, seu pai o obrigou a soprar e ele foi advertido e foi para casa.

Por estes motivos cheguei a conclusão, as diferenças de propensões que têmos, são devidas aos nossos sonhos, uma pessoa que começa na droga, não têm expectativa de vida, o que faz uma pessoa não se envolver com mal-elementos ou iniciar em um mundo que não têm retorno, ou que suas consequências sejam dolorosas, como no caso desse menino de apenas 19 anos, são seus sonhos.

Quando se têm sonhos e expectativas, pensaremos mil vezes antes de fazer algo errado para nos comprometer, pode parecer algo egoísta, como não fazer o mal para o outro para não nos comprometer, mas é assim mesmo. Quando a bíblia diz o primeiro mandamento, amarás teu Deus de todo coração, e logo depois amarás seu próximo, neste meio existe a verdade, amarás a si mesmo também, quem não se ama, não consegue amar o próximo. Como amar outra pessoa senão a si mesmo primeiro?

Por isso, digo e repito, quando alimentamos sonhos, não iremos nos prejudicar ou iremos nos comprometer em um mundo mal. Este é o motivo que o governo federal, tente reintregar um ex-detento no mercado de trabalho, porque assim, ele envolvido em novas oportunidades que envolve possibilidades de sonhar novamente em um futuro melhor não irá voltar para o mundo criminoso.


Por Renata Fricks


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça a gente ficar feliz, deixe seu recado (:

Obs: Se tiver problemas para postar recados, clique em "visualizar" depois de escrever sua mensagem, e então clique em "postar".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.