25 dezembro 2011

De onde veio papai noel?

Hoje é um dia muito especial, dia do nascimento do nosso Senhor Jesus Cristo. E é ótimo todo aquele espírito natalino que as pessoas adquirem nesta época do ano, todos se abraçam, as comunhões familiares e as festas, que semprem são recheadas de docinhos e guloseimas.

Mas, são muitos os significados que colocam em meio ao natal, assim como o papai noel e muita gente não sabe dá onde tiraram o bom velhinho. Na verdade o papai noel, chamado Nicolau, existiu realmente, dizem que ele era muito generoso, e que para auxiliar três moças que não tinham dotes para casar, jogou um saco de moedas pela chaminé da casa, que caíram dentro de sapatos e meias que estavam no fogão.

A fama do velhinho cresceu tanto que a Igreja Católica o considerou santo e as pessoas começaram a lhe retribuir todo tipo de milagre, a uma delas lhe deu o mito de distribuidor de presente que lhe converteria finalmente em Santo Claus. Nicolau nasceu no século III na Grécia e era de família rica. Com a morte dos pais, doou os bens e optou pela vida religiosa. Aos 19 anos, foi bispo de Mira, hoje Turquia na Á sia Menor, no século IV.

Nicolau distribuía presentes na primavera, mas depois começou no dia 6 de dezembro. Com a contra-reforma a Igreja quis que ele entregasse os presentes no dia do natal, e assim ele começou as entregas, que fazia vestido de bispo, montado em um burrinho.

Ao longo do século XIX Nicolau foi representado de diversas formas, e com o tempo o desenhista norte-americano fez um desenho representando-o descendo uma chaminé, com o tamanho de um duende. Pouco a pouco começou a ser interpretado barrigudo, com o rosto rude e barbudo. Depois a publicidade começou a utilizá-lo e até hoje as pessoas falam dele.


Site que foi retirado as informações: Clube da vida moderna

Por Renata Fricks

Um comentário:

  1. Eu ja tinha ouvido falar dessa história, legal lembrar de onde veio o papai noel.

    Bjss

    ResponderExcluir

Faça a gente ficar feliz, deixe seu recado (:

Obs: Se tiver problemas para postar recados, clique em "visualizar" depois de escrever sua mensagem, e então clique em "postar".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.