27 novembro 2011

A árvore mais velha do Brasil

A árvore mais velha do Brasil é um jequitibá-vermelho com 4500 anos que se encontra no Parque Estadual de Vassununga, no estado de São Paulo.

Um jequitibá Patriarca, em Santa Rita do Passa-Quatro, no interior de São Paulo, considerada a árvore mais velha do Brasil.

O cálculo da idade é do biólogo Manuel de Godoy, segundo ele, o jequitibá-rosa tem 3.020 anos. “Quando Jesus Cristo veio à Terra, ele já era um senhor de 1.000 anos”, comenta ele. Na copa dessa árvore portentosa, de 39 metros de altura, vivem tucanos, macacos e cerca de 20.000 outras plantas.

Toda essa história pode estar seriamente ameaçada. O engenheiro florestal Heverton José Ribeiro, responsável pelo parque estadual de Vassununga, onde o jequitibá está localizado, suspeita que o galho apodreceu e caiu por causa da ação de brocas, insetos que devastam árvores. “As brocas talvez ataquem outros galhos e também pode haver infiltração de água na ferida, facilitando a ação de fungos e cupins”.

  • - A árvore mede 39 metros, o equivalente a um prédio de treze andares.
  • - A copa tem a altura de 19,40 metros e diâmetro de cerca de 40 metros.
  • - O tronco mede 19,60 metros, 2,40 metros de diâmetro a 13 metros do solo
  • - A 1,65 metro do solo, o diâmetro da árvore é de 3,6 metros e a circunferência, de 11,5 metros.
  • - Para abraçá-la é preciso reunir dez homens;
  • - A raiz mais funda vai a 18 metros de profundidade e a mais comprida atinge até 30 metros para o lado;
  • - O peso total é de 264 toneladas.

Texto extraído de: http://www.eloambiental.org.br/blog/?p=38

Por Renata Fricks


Um comentário:

  1. Olá, vim avisar que o blog Coração encantado que vcs seguiam foi recriado devido a problemas no blogger. Agora mudou de endereço, mas ainda é coração encantado, sou eu que escrevo ainda, tem a mesma essência, só que melhor. Em fim, voltem a seguir, e o blog Eclética continua de parabéns.

    Bjs, o endereço agora é: http://umcoracaoencantado.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Faça a gente ficar feliz, deixe seu recado (:

Obs: Se tiver problemas para postar recados, clique em "visualizar" depois de escrever sua mensagem, e então clique em "postar".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.