19 outubro 2009

Terra: planeta água?

Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população...


(Guilherme Arandes)


muito tempo vem se discutindo o problema da falta d'água, mas até hoje pouca coisa tem sido feita a esse respeito. Muitos preferem nem comentar sobre isso já que acham que a água poderá acabar daqui há muitos anos. O que não sabem, ou fingem não saber é que nosso planeta está em constante mudança, e a partir do momento em que construiram máquinas poluidoras disparou-se o relógio da Natureza para o fim do mundo.


Pode parecer dramático demais a forma como abordo esse tema, mas é de extrema necessidade que tomemos nota de que há algo muito errado na Terra.
Os oceanos ocupam 70% do planeta. 97% é água salgada, 1,75% é água congelada, 1,243% está no interior da Terra, e para ser consumido restam apenas 0,007% de água, que é dividida para quase 6,5 bilhões de habitantes em nosso planeta.

Estima-se que em 2025 dois terços da população mundial não terão acesso à água potável. Mas será que sobreviveremos até lá?
A cada momento lixo industrial e esgoto doméstico são despejados nos rios e mares, fertilizantes poluem o subsolo contaminando, assim, as fontes de água doce.
Hoje em dia, além da morte por falta de comida ouvimos falar também em morte por doenças provenientes da água poluída e por sede.

Rios conhecidos por suas influências em algumas civilizações hoje em dia estão secando, um exemplo é o rio Eufrates, que junto do rio Tigre irrigava a terra da Mesopotâmia, hoje Iraque.
Leia sobre em: http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/nytimes/2009/07/14/ult574u9504.jhtm

A diminuição das chuvas no continente + o derretimento das calotas polares + a elevação térmica + a poluição hídrica + a pesca desenfreada + a derrubada das árvores + as queimadas + ... = DESASTRE AMBIENTAL !!!
Gostaria de comentar mais sobre o assunto, que sempre foi de meu interesse e que se tornou ainda mais importante depois do culto de domingo (ontem) na minha igreja, mas acho que os links que separei já dizem o bastante.

Ah, e o que poderemos fazer para melhorar essa situação que, de uma forma ou de outra piora a cada segundo que o homem continua na Terra? Não sei. Consciência não é o bastante. Ação? Ninguém está disposto a investir seu "suado" dinheirinho para isso.

... Futuro, ele existirá?
Sites interessantes:

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/conteudo_261013.shtml?func=1&pag=1&fnt=9pt
http://ambiente.hsw.uol.com.br/questao473.htm
http://www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/index.htm
http://www.planetaorganico.com.br/meioagua1.htm


Por Prii.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça a gente ficar feliz, deixe seu recado (:

Obs: Se tiver problemas para postar recados, clique em "visualizar" depois de escrever sua mensagem, e então clique em "postar".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.