22 janeiro 2012

Morcegos: mais mocinhos do que vilões


Os morcegos são vistos como maus olhos, por diversos motivos, entre eles, por causa da aparência, serem associados a vampiros e da possibilidade de transmitirem raiva.

Mas, na verdade, não são tão maus assim, primeiramente porque as espécies hematófamas, ou seja as que sugam sangue, são apenas três entre 1000 espécies, sendo que estes, ao contrário que muitos acreditam, faz um corte, geralmente nos pés ou orelhas dos animais, com a ajuda de seus incisivos e lambe até ser saciado, equivalente a duas colheres de sangue.

A saliva destes, contém substâncias anticoagulantes e anestésicas que fazem com que os animais sugados não sinta o que está acontecendo, pelo menos não tão cedo. O sangue só se solidifica após sua retirada.
Estudos estão sendo feitos através da saliva destes morcegos, para que se faça medicamentos para problemas vasculares.

Outro motivo é que nossa espécie não faz parte do cardápio deles, exceto em casos extremos, entre uma galinha e um humano, ele prefere a galinha, já que eles preferem espécies de seu habitat.

Quanto `a raiva, ele é realmente capaz de passá-la como qualquer mamífero, tais como gato ou cão. Assim como cães, morcegos acometidos pelo vírus dessa doença, são avistados ao dia e no chão. Se você ver algum assim, é só se afastar e contactar o centro de Zoonoses.

Quanto à aparência, é um preconceito, já que cada animal representa uma forma.

Morcegos são muito importantes na cadeia animal, para controlar populações, inclusive aquelas que podem nos prejudicar. Muitas pessoas por preconceito e por falta de informação, matam estes mamíferos e prejudicam o sistema populacional. Em alguns países, famílias disponibilizam bebedouros para estes animais beberem água e assim gozar de seus benefícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça a gente ficar feliz, deixe seu recado (:

Obs: Se tiver problemas para postar recados, clique em "visualizar" depois de escrever sua mensagem, e então clique em "postar".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.