01 março 2010

Quem nunca sonhou em voar de balão?



Levante a mão!

Ah eu já sonhei e sonho. Tenho isso como um dos meus desejos a serem realizado. E por ser assim tão interessante essa prática, resolvi pesquisar mais.

O Balonismo é um esporte áereo praticado com um balão de ar quente que já existe há mais de 2 mil anos. O brasileiro Padre Batholomeu de Gusmão fez a primeira apresentação em 1709, o balão subiu cerca de 4m mas incendiou o que o levou ao fracasso.

Anos mais tarde, em 1783, essas atividades aéreas viriam a tona com o vôo dos balões dos irmãos franceses Joseph e Etienne Montgolfier, que chegou a atingir cerca de 2.000m de altura.
No Brasil temos rgistrado de que o primeiro vôo de balão teria sido feito por dois americanos, J. e E. Allen em 1867.

Do ponto de vista esportivo, apenas a renovação do balão de ar quente trouxe um desenvolvimento real, tendo o primeiro campeonato de balonismo ocorrido em 1963 e o primeiro campeonato mundial em 1973. A partir daí o crescimento do balonismo foi geométrico.
O Brasil, que fora pioneiro com Bartholomeu de Gusmão, teve seu renascimento com Victorio Truffi. Realizando um sonho de criança e com ajuda do amigo Bob Rechs, Truffi construiu um balão e voou em Araraquara, SP, no dia 25 de outubro de 1970. Este foi o primeiro vôo na América do Sul de um balão de ar quente moderno.

Em julho de 1986, com a realização do Primeiro Encontro Brasileiro de Balonismo em Casa Branca, SP, iniciou-se a organização da atividade no país, levando à fundação da Associação Brasileira de Balonismo em dezembro do mesmo ano. Atualmente existem cerca de 60 balonistas no Brasil, a maioria deles em São Paulo.

Veja mais em:

http://360graus.terra.com.br/balonismo/default.asp?did=36&action=hist%C3%B3ria

( não está comoo link, copiem e colem no navegador )


Bom Dia!

Leilaa ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça a gente ficar feliz, deixe seu recado (:

Obs: Se tiver problemas para postar recados, clique em "visualizar" depois de escrever sua mensagem, e então clique em "postar".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.