29 junho 2012

Especial Walt Disney: A Bela adormecida (Sleeping Beauty - EUA 1959)


Neste clássico da Disney, somos apresentados a história de um rei e uma rainha que acabavam de ter sua primeira filha, e para comemorar o nascimento da mesma, o rei decidiu dar uma festa e convidou todo o reino. Além das pessoas do reino, o rei também convidou as três fadas mágicas que viviam no reino. As fadas comparecendo na festa resolveram dar cada uma um presente para a menina que acabara de nascer. A primeira deu a ela o dom da beleza, a segunda deu uma linda voz (voz celestial), porém antes que a terceira pudesse dar o seu presente, uma vilã malvada chamada Malévola, aparece no castelo muito irritada por não ter sido convidada pra festa, ela então amaldiçoa a criança, dizendo que em seu 16° aniversário a menina espetaria o dedo numa roca e morreria, a última fada porém que ainda não havia dado o seu presente, disse que não poderia desfazer a maldição completamente, porém, ela amenizou a maldição dizendo que se acaso a princesa tocasse na roca ela não morreria mas apenas dormiria e despertaria com um beijo...

O filme foi baseado no conto do francês Charles Perrault (autor também de: Cinderella, Chapeuzinho vermelho, O pequeno Polegar, Gato de Botas, Barba Azul...), porém, existem algumas diferenças em relação ao conto de Perrault e o filme. 

No conto, por exemplo, a princesa conhece o príncipe 100 anos depois. No filme acontece tudo muito rápido e ela dorme apenas uma noite praticamente, além de conhecer o príncipe antes de dormir. Outra diferença é que no filme as três fadas criam a menina por 16 anos (é uma diferença já que no livro ela dorme aos 15 anos), no conto ela é criada pelos pais. Também no conto existem 13 fadas, sendo que quem aplica a maldição é a décima terceira que não havia sido convidada pelo fato de ela estar muito velha e nem saberem mais se ela ainda vivia, já no filme quem aplica a maldição é a vilã Malévola (eles não explicam se ela é uma bruxa ou uma fada, só se sabe que ela tem poderes muito fortes, e ela se autodenomina a rainha do mau). Tirando essas diferenças o filme é bem fiel, e é uma versão muito bonita da história de Perrault.

É claro que o filme é bem água com açúcar, é pra quem gosta de romance mesmo, mas vale muito a pena, já que se trata de um clássico, é muito bem feito e muito bonito de se ver.

Outra curiosidade a respeito do filme é que este ano começaram as gravações pra uma nova versão da Bela Adormecida que terá um foco diferente, e ao invés de ficar focado na princesa Aurora (bela adormecida) se focará na vilã  Melévola (que será interpretada por Angelina Jolie). Eis mais um motivo pra ver o filme e conhecer a origem da personagem que vem por aí nos cinemas (A Disney escolheu bem a vilã, já que ela é uma vilã bem cruel, talvez a mais poderosa que já vimos nos filmes da Disney, e também ela tem até uma certa classe ao falar, andar, e na forma de agir (mesmo sendo tão malvada)).
O filme deve estrear no Brasil em março de 2014, portanto, quem ainda não teve a oportunidade de ver a versão clássica e original da Disney, não perca tempo e veja o filme. Leia também a versão de Perrault, e tire suas próprias conclusões a respeito deste que é um dos melhores contos de fadas de todos os tempos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça a gente ficar feliz, deixe seu recado (:

Obs: Se tiver problemas para postar recados, clique em "visualizar" depois de escrever sua mensagem, e então clique em "postar".

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.